Este blog tem por objetivo a publicação de trabalhos desenvolvidos na EJA do C E Manuel de Abreu referentes ao projeto Maratona Cultural.







sexta-feira, 24 de junho de 2011

Festas Juninas


Festa junina em escola.

A assimilação cultural é um processo percebido desde os tempos da antiguidade e pode ser observado no Brasil a partir das festas juninas, manifestações incorporadas ao nosso vasto folclore.

Já nos domínios da antiga Roma haviam festejos consagrados à deusa Juno – a grande mãe – que foram assimilados pelo cristianismo e associados aos santos católicos. As festas juninas eram, anteriormente, comemorativas do solstício de verão, quando se acendiam fogueiras para celebrar o Deus Sol, seu calor e a vida que dele dependiam. Estes rituais foram incorporados posteriormente aos festejos do cristianismo, atribuindo-lhes outras justificativas.

Os jesuítas portugueses trouxeram estas tradições já cristianizadas para o território brasileiro e a estas foram incorporados elementos indígenas e africanos, tais como o milho e o amendoim nas comidas típicas.

As festas juninas são comemoradas em todo o território brasileiro sendo especialmente celebradas no nordeste do país, com destaque para o São João de Campina Grande (PB) e o de Caruaru (PE).

Para entender melhor a transição destes costumes, veja aqui.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Dia do Índio?

Imagem de Roosewelt Pinheiro - Agência Brasil, obtida na Wikimedia Commons

Em 19 de abril comemoramos o "Dia do Índio", e o que os povos indígenas no Brasil pedem, particularmente neste dia que lhes proporciona maior visibilidade?
Políticas públicas para:
  • demarcação dos seus territórios;
  • reconhecimento dos povos indígenas que ainda não considerados como tal;
  • incentivo às comunidades indígenas na valorização e produção culturais que lhes são próprias;
  • acabar com o preconceito contra povos indígenas;
  • qualificação profissional.
Estas são algumas das reivindicações, entre outras não descritas aqui, que se seguem àquelas propostas em lei, mas que necessitam ser instituídas amplamente para contemplar a diversidade destes povos no Brasil.
Veja, no exemplo de Porto Alegre, como as políticas públicas podem contribuir com ações que visem o atendimento destas reivindicações.

Dia de Índio para comemorar ou reivindicar?

quinta-feira, 14 de abril de 2011

O Brasil, segundo americanos

Dois clássicos da MPB compõem a trilha sonora do vídeo abaixo, montado a partir de desenhos de animação e filmes produzidos no cenário americano da década de 40: o samba Aquarela do Brasil (a música brasileira mais conhecida em todo o mundo) e o chorinho Tico Tico no Fubá.
O Brasil, segundo os americanos do período seria um país de flora e fauna exuberantes, de povo alegre, representado pela cantora Carmen Miranda e pelo papagaio Zé Carioca.

Veja:

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Bossa Nova

A Bossa Nova é um movimento musical que surgiu no final dos anos 50 na cidade do Rio de Janeiro. De início, o termo era apenas relativo a um novo modo de cantar e tocar samba. Adquirindo influências do jazz americano, tornou-se um dos gêneros musicais brasileiros mais conhecidos em todo o mundo.
O movimento Bossa Nova começou em reuniões de um grupo de músicos cariocas para fazer e ouvir música. Dentre os participantes estavam os compositores como Billy Blanco, Carlos Lyra, Roberto Menescal entre outros. O grupo foi aumentando e chegando a diversos outros músicos e também o poeta Vinícius de Moraes.
Garota de Ipanema é o nome de uma música da Bossa Nova e é a canção brasileira mais conhecida em todo o mundo (depois de Aquarela do Brasil), gravada por diversos cantores internacionais, entre as quais Frank Sinatra.

Para saber um pouco mais sobre a Bossa Nova, veja aqui.

Depois exercite o que você aprendeu no Quiz do Jornal Estadão on line (clique na figura para seguir o link):

quarta-feira, 30 de março de 2011

A cultura do extremo sul do Brasil

São várias as manifestações culturais do estado ao extremo sul do país, e elas não se referem apenas a uma categoria, como a da alimentação, por exemplo, onde se pensa primeiramente no churrasco gaúcho, e depois nos produtos que encontramos nos supermercados e que são originários daquela região como vinhos, chocolates, mate...

O vocabulário e os modos de falar da região se destacam daqueles utilizados em outras terras do Brasil. A palavra “gaúcho”, utilizada na época do Império para designar os habitantes da região – beligerantes da Guerra dos Farrapos – passou a identificar aquele que nasce no Rio Grande do Sul, mas refere-se a um tipo popular específico que trabalha em atividades pastoris (veja aqui).

Un Gaucho. Imagem de domínio público. Wikimedia Commons

A expressão “tchê” reconhecida como tipicamente gaúcha, é utilizada para ajudar a caracterizar uma feira que acontece regularmente em várias cidades do país: a Expotchê.

Dia 1º de abril de 2011, ela acontece no Rio de Janeiro, nos Pavilhões do Rio Centro, na Barra da Tijuca. Ir à exposição é uma boa forma de verificar, in loco e de forma bastante agradável, as diferentes manifestações culturais do Rio Grande do Sul.

Visite o site para ver detalhes da feira: http://www.expotche.com.br/

Mas, se você não puder ir à exposição e quiser conhecer um pouco mais da cultura gaúcha, veja: http://www.paginadogaucho.com.br/

domingo, 6 de março de 2011

Carnavais do Brasil

O carnaval no Brasil teve origem em uma manifestação popular trazida pelos colonizadores portugueses, o “Entrudo” e tem relação com as celebrações do calendário do catolicismo.

Ao longo dos tempos, o festejo foi se transformando, assimilando elementos próprios locais e dos povos que passaram a habitar estas terras.

Hoje, as manifestações carnavalescas são diversas, têm histórias diferenciadas e refletem a pluralidade existente no país.

Veja, abaixo, em imagens, diferentes formas de brincar o carnaval no Brasil.


Bate Bola - Rio de Janeiro
Foto de divulgação do Filme Carnaval, bexiga, funk e sombrinha

Maracatu - Pernambuco
Foto de Antonio Cruz. Wikimedia Commons

Desfile de Escola de Samba - Rio de Janeiro
Foto de Sérgio Luiz - Wikimedia Commons

Frevo - Olinda
Foto de Antonio Cruz em Wikimedia Commons

Bonecos Gigantes de Olinda - Olinda
Foto de Antonio Cruz em Wikimedia Commons

Trio Elétrico - Salvador
Foto de Antonio Cruz - Wikmédia Commons


Boi Pintadinho - Macaé
Foto de Bruno Campos. Prefeitura de Macaé

Caboclinhos - Olinda
Foto da Prefeitura de Olinda

Bloco das Piranhas
Foto de rajiva no FlicKr .

Carnamar - Paraty
Foto de Liza Mueler

Bloco da Lama - Paraty
Foto de divulgação Giancarlo Mecarelli (Prefeitura de Parati)



E você, como brinca o carnaval?

Para conhecer a história do carnaval no Brasil, visite: http://educacao.uol.com.br/folclore/ult1687u8.jhtm