Este blog tem por objetivo a publicação de trabalhos desenvolvidos na EJA do C E Manuel de Abreu referentes ao projeto Maratona Cultural.







quarta-feira, 30 de março de 2011

A cultura do extremo sul do Brasil

São várias as manifestações culturais do estado ao extremo sul do país, e elas não se referem apenas a uma categoria, como a da alimentação, por exemplo, onde se pensa primeiramente no churrasco gaúcho, e depois nos produtos que encontramos nos supermercados e que são originários daquela região como vinhos, chocolates, mate...

O vocabulário e os modos de falar da região se destacam daqueles utilizados em outras terras do Brasil. A palavra “gaúcho”, utilizada na época do Império para designar os habitantes da região – beligerantes da Guerra dos Farrapos – passou a identificar aquele que nasce no Rio Grande do Sul, mas refere-se a um tipo popular específico que trabalha em atividades pastoris (veja aqui).

Un Gaucho. Imagem de domínio público. Wikimedia Commons

A expressão “tchê” reconhecida como tipicamente gaúcha, é utilizada para ajudar a caracterizar uma feira que acontece regularmente em várias cidades do país: a Expotchê.

Dia 1º de abril de 2011, ela acontece no Rio de Janeiro, nos Pavilhões do Rio Centro, na Barra da Tijuca. Ir à exposição é uma boa forma de verificar, in loco e de forma bastante agradável, as diferentes manifestações culturais do Rio Grande do Sul.

Visite o site para ver detalhes da feira: http://www.expotche.com.br/

Mas, se você não puder ir à exposição e quiser conhecer um pouco mais da cultura gaúcha, veja: http://www.paginadogaucho.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: