Este blog tem por objetivo a publicação de trabalhos desenvolvidos na EJA do C E Manuel de Abreu referentes ao projeto Maratona Cultural.







terça-feira, 23 de novembro de 2010

O Mestre-sala dos Mares

O dia 20 de novembro é marcado como dia da Consciência Negra, homenageando Zumbi dos Palmares e sua luta contra a escravidão, como parte do reconhecimento de uma contribuição histórica que precisa ser resgatada: a dos povos negros na formação do que somos como país, e de quem somos nós enquanto povo.

Entre os personagens desta história muitas vezes não contada, encontramos o marinheiro João Cândido, o líder da Revolta da Chibata, acontecimento que completou cem anos ontem, 22 de novembro.

A música O Almirante Negro, de João Bosco e Aldir Blanc, canta a história do marinheiro, e faz referência a outro líder da história contra a escravidão: o jangadeiro Chico da Matilde.


Outros atores da história negra no Brasil foram artífices da luta contra a escravidão, outros levantaram suas vozes e suas mãos na defesa de direitos e garantias sociais, outros tantos emprestaram suas mãos para a construção do país. São histórias que ainda deverão ser contadas...

Conheça os três personagens comentados aqui, clicando sobre seus nomes:

Zumbi

João Cândido

Chico da Matilde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: