Este blog tem por objetivo a publicação de trabalhos desenvolvidos na EJA do C E Manuel de Abreu referentes ao projeto Maratona Cultural.







terça-feira, 5 de outubro de 2010

Música Erudita X Música Popular

“A música erudita recebe este nome para diferenciá-la de tradições folclóricas e populares. Ao longo dos últimos séculos, era produzida por compositores eruditos e nem sempre apreciada junto às classes populares. Hoje, porém, mesmo quem pensa conhecer pouca música clássica é familiar com suas composições mais marcantes. Muitas delas se celebrizaram em meio à cultura popular, seja pelo uso em filmes, campanhas ou mesmo casamentos. Casamentos, sim! A Marcha Nupcial, até hoje executada na celebração de casamentos, foi composta em 1842 por Felix Mendelssohn. Hoje, enquanto a música pop domina as paradas musicais, conhecer as ricas composições eruditas é um exercício de sensibilidade para a alma.”
Este é o texto com que o Ministério da Educação e Cultura - MEC, através da Revista TV Escola¹, apresenta a série Todas as Notas sobre a obra e o trabalho de diversos compositores internacionais.
O Trenzinho Caipira é música erudita, composição do maestro brasileiro Heitor Villa Lobos, e embora considerada desta forma, o tema e os arranjos lhes deram forte identidade popular, principalmente entre aqueles que conhecem os trens e os seus ritmos...
Ao receber letra, passou a ser cantada por diversos intérpretes, entre eles Edu Lobo e Elis Regina.
Embarque nesta viagem e veja os lugares e paisagens vistos da janela deste trenzinho caipira, de acordo com a interpretação de Santiago Forttes que produziu o vídeo abaixo.

Você reconhece, pelas imagens que compõem as paisagens deste passeio musical, o seu autor?

Poesia de Ferreira Gullar para O Trenzinho Caipira

Lá vai o trem com o menino
Lá vai a vida a rodar
Lá vai ciranda e destino
Cidade noite a girar
Lá vai o trem sem destino
Pro dia novo encontrar
Correndo vai pela terra,
vai pela serra,
vai pelo mar
Cantando pela serra do luar
Correndo entre as estrelas a voar
No ar, no ar,no ar...
___________________________________________________________________
1- Revista TV Escola: maio / junho 2010, p. 42

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: