Este blog tem por objetivo a publicação de trabalhos desenvolvidos na EJA do C E Manuel de Abreu referentes ao projeto Maratona Cultural.







sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O Povo Brasileiro: quem somos nós?

A professora Izabel Cruz, arte educadora, propôs aos alunos do ensino médio e fundamental a construção de um autorretrato. Utilizando materiais audiovisuais como referência para demonstração da diversidade étnica do povo brasileiro, estimulou um processo de reconhecimento e identificação que pudesse levar os alunos a desenvolver retratos de si mesmos.
A parte inicial deste trabalho constou da exibição de materiais audiovisuais, cujo objetivo era permitir aos alunos, em uma primeira etapa, observar, perceber e interpretar esses materiais; e em um segundo momento, focar a atenção, ver, e interpretá-los com novo olhar.
Foi exibida a Série Vídeo nas Aldeias para ampliação de conhecimento da importância da arte e cultura dos povos indígenas, e posteriormente foram apresentados vídeos sobre a elaboração de trabalhos artísticos de gravuras e peças de cerâmica, para abordar a influência dos imigrantes japoneses na nossa identidade cultural.
Este é um projeto que está em construção e novas abordagens serão acrescentadas sobre a influência recebida de outros povos como, por exemplo, italianos (Semana de Arte Moderna) e africanos (Zumbi e o Dia da Consciência Negra).
Olhar os outros de modo diverso para depois olhar a si mesmo. Com este princípio, cada aluno retratou um colega de classe, procurando seguir as etapas sugeridas pela professora.
Aqui estão alguns destes retratos. Eles demonstram a heterogeneidade com a qual se constituem as turmas da EJA.

Beto, por Maria Ivete.




Dyogo, por Simone Scott



Irineia, por Nilma.




Maria da Penha, por Leandro



Luiz Fernando, por Cristiano Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: