Este blog tem por objetivo a publicação de trabalhos desenvolvidos na EJA do C E Manuel de Abreu referentes ao projeto Maratona Cultural.







sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Pluralidade Cultural - Povos Indígenas

As turmas da EJA: 601, 602, 701 e 702 puderam, através das aulas de arte da Professora Izabel Cruz, vivenciar momentos importantes no entendimento deste assunto ao serem convocados a participar de uma proposta áudio visual para assistir e debater o vídeo da série TV Escola “Índios no Brasil – Quem São? Línguas e Culturas”, possibilitando a todos uma informação diferenciada, pois ela se dá na fala dos próprios povos indígenas.
Já as turmas 2007 e 2008, do ensino médio noturno, puderam presenciar este conhecimento com o filme “Kuikuro”, do kit “Cineastas Indígenas”.

Imagem de Cinestas Indígenas - um outro olhar. Guia para professores e alunos, p 36.

Esta proposta de trabalho foi recebida com muita atenção e interesse, pois as turmas perceberam quanto ainda nos é desconhecido, pois pouco é divulgado, seu modo de pensar e viver diverso; e como é importante acessar este conhecimento - inclusive para a valorização e construção da nossa identidade etno racial.
A proposta é continuar e ampliar o conhecimento, convidando a toda comunidade a participar e ver além do que se vê nas telinhas televisivas.

Imagem de Cineastas Indígenas - um outro olhar. Guia para professores e alunos, p135

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: